5 Plantas medicinais que você precisa conhecer

Não esto aqui falando de magica ou de conhecimento popular. Estou falando de plantas medicinais existentes no Brasil que tem o seu efeito comprovado. Em nossa país tem a maior biodiversidade do mundo. E assim também, a maior quantidade de frutas, folhas, chás e ervas medicinais do mundo. Mas precisamos saber usar seus recursos com consciência. Leia abaixo 5 Plantas medicinais que você precisa conhecer.

Existem muitas variedades de plantas e vários efeitos diferentes que temos de ter consciência de que a grande parte delas tem substâncias tóxicas e que, em excesso, podem até fazer muito mais mal do que bem a sua saúde por isso devemos tomar bastante cuidado.

As formas de preparo dependem muito: podem ser misturadas com a comida, de algumas podem se fazer chás ou óleos. O importante é que, independente de como fazemos o uso, saiba como controlar o uso plantas medicinais.

5 Plantas Medicinais

Bardana

5 Plantas medicinais que você precisa conhecer

A bardana (Arctium lappa) é uma planta que tem origem na Eurásia e foi espalhada na América. Se espalha em  terrenos baldios, bermas de caminhos, e próxima de locais habitadas. A bardana é conhecida de muito tempo: na Grécia já utilizavam como um medicamento, e na Idade Média era misturadas em várias formulas destinadas à cura. Algumas referências sugerem de que o seu nome científico Arctium lappa deriva do grego “arctos” (urso) e “lambanô” (eu tomo), por causa de seu aspecto peludo.

Indicações: Afecções de pele, mucosas e cabelos (na forma de cataplasmas), problemas no sistema digestivos e do fígado, diabetes, reumatismo, escorbuto, herpes simples, depuração do sangue e picadas de insetos.

Propriedades: Antisséptico, cicatrizante, bactericida, diurética, calmante, diaforética, adstringente, antiinflamatória, anestésica, tônica fungicida, colagoga e rica em vitamina C.

Partes utilizadas: Folhas e raízes (Uso oral e dermatológico).

Boldo

5 Plantas medicinais que você precisa conhecer

Tem um gosto bem forte e muito amargo, que pode dar uma afastada naqueles que procuram algum tipo de cura. Podem atingir até 2 metros de altura, tem folhas aveludadas e produz flores.

Indicações: ressaca alcoólica, bom funcionamento do fígado, estimular a secreção biliar, icterícia, aliviar os sintomas da gripe, diarréia, cólicas, abrir o apetite

Propriedades: tônica, hepática, colagoga, anti-reumática, colerética, calmante, carminativa, estomáquica e eupéptica.

Partes ultiliza: folhas

Catinga-de-mulata

5 Plantas medicinais que você precisa conhecer

É uma planta herbácea perene muito grande que possui um galho grande de 60 a 90 cm de altura. As folhas pinadas com enumeras folhas profundamente dentados, são de cor verde escuro e aromátizados. As flores tem um tamanho pequeno de cor amarelo dourado agrupadas em conjunto formando um corimbo denso e aplanado, que florecem no verão.

Indicações: doenças nervosas, bronquite, clarear manchas de pele, contusão, dismenorréia, dores articulares, dores musculares, dor de dente, dores reumáticas, eliminar furúnculos, emenagoga, entorse, repelir insetos, epilepsia, epistase, feridas, flatulência, gota, histeria menstruação, infecções na pele, inflamação, parasitoses, aerofagia, perturbações gástricas, picada de insetos, problemas menstruais, vermes intestinais (lombrigas e oxiúros), rins.

Propriedades: aromática, antiasmática, antibacteriana, tônica, antiespasmódica, anti-helmíntica, anti-histérica, antiinflamatória, hemostátivo, antinevrálgica, anti-reumática, sudorífera, antiulcerogênica, béquica, carminativa, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante, estomáquica, febrífuga, remineralizante, vermífuga.

Partes ultilizadas: folhas, flores.

Cuidado: planta pode ser tóxica se utilizada de forma inadequada.

Arruda

5 Plantas medicinais que você precisa conhecer

É normaliza o ciclo menstrual. Tem um cheiro muito forte podem ser agradável para algumas pessoas, mas tem algumas propriedades tóxicas.

Indicações: Varizes, dores, inflamações, asma, bronquite, flebite, insônia, reumatismo, afecções do fígado, afecções intestinais, parasitismo interno e externo (sarna, piolhos e vermes), flatulência, afecções da pele, compulsão sexual.

Propriedades: Abortiva, calmante, adstringente, analgésica, antinevrálgica, antiasmática, anti-helmíntica, anafrodisíaca, febrífuga, anti-hemorrágica, antiinflamatória, anti-reumática, carminativa, diaforética, emenagoga, estimulante, repelente, sudorífica e tranquilizante.

Partes usadas: Folhas e flores.

Cuidado: Planta tóxica, pode causar aborto, fotossensibilização à luz, dor aguda intestinal, entre outros sintomas. Usar sempre sob orientação médica.

Alecrim

5 Plantas medicinais que você precisa conhecer

Provoca muito suor, é depurativo do sangue, tônico para o coração e anti-reumático. É ultilizado em banhos de pele e do cabelo e para caspa. É bastante usado como tempero em alguns pratos tradicionais brasileira.

Indicações: Reumatismo, inapetência, debilidade, depressão, cansaço, gases intestinais cardíaca, cicatrização de feridas.

Propriedades: Estimulante, vasodilatador, anti-espasmódico, anti-séptico e digestivo.

Partes utilizadas: Flores e folhas

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *