Plantas Comestíveis

A natureza nos oferece uma grande diversidade de plantas comestíveis que nós não lembramos que podemos nos alimentar delas.

Elas estão nos campos, jardins, nas capoeiras e nos grotões. Algumas pessoas ainda as cultivam, passando de uns para outros o conhecimento.

Mas muitas delas não têm nenhum valor comercial. Quer dizer, o mercado não lhes dá valor e por isso, não se encontram nem nas feiras para que possamos consumir.

Quer conhecer um pouco mais sobre plantas comestíveis? leia abaixo meu artigo completo sobre o assunto.

Plantas Comestíveis

Plantas Comestíveis

As pétalas de rosa já tem algum que são usadas em conservas e infusões.

Agora são usados para sobremesas e dão um sabor suave e bem agradável a pratos fritos, como a tempura de pétalas de rosas, uma entrada deliciosa e rica em vitaminas.

A capuchinha, ou flor de nastúrcio, muito usa em decoração, de um sabor levemente picante e rica em vitamina C, combina na muito com saladas.

Originaria do Peru, foi levada à Europa no final do século XVI e hoje é cultivada no mundo todo.

Já na Idade Média, a calêndula, originária do centro e sul da Europa e da Ásia, era plantada nas hortas, desidratada e utilizada e era um ótimo corante em diversos tipos de caldos, queijos amarelos, bolos e manteiga.

As suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz, em substituição do açafrão.

Plantas Comestíveis

Originário da Europa e Ásia Ocidental, a flor amor-perfeito contagiou o planeta inteiro. Além de ter propriedades diuréticas, é muito requisitado para saladas e sobremesas.

A flor de borago, vinda do norte de África, é conhecida por ter efeitos benéficos sobre o corpo e a mente.

Tem que ser utilizada fresca, para que perca as suas propriedades depois de seca, e utilizada geralmente em saladas ou em bolos e sobremesas.

A begónia, a tulipa, a alfazema e o gerânio são também aparecem nesta seleção, e as suas utilizações variam constantemente dependo da imaginação e a experiência dos cozinheiros, tendo sempre em conta as suas características no fundo, podem ser utilizadas como qualquer outro ingrediente na culinária.

Allium schoenoprasum (cebolinho) – É a popular cebolinha verde que é bastante usa na culinária, ou, como chamam os ingleses, chives. Usada em saladas e em pratos em geral.

Aloysia citriodora Palau (Verbena-limão) – As suas flores são utilizadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas, e também é utilizada em licores franceses. Originária do Chile e da Argentina.

Bauhinia purpúrea – Tem flores grandes e a cor é vermelha ou rósea. São utilizadas em saladas, especialmente as de peixe, como o atum.

Crocus sativus (Açafrão) – É o famoso açafrão. É uma planta caríssima, pois para termos 1 quilo de açafrão, precisa-se de cerca de 100 mil flores. Usado há muitos séculos em molhos e como tempero de arroz e aves.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *