Saiba como cultivar lindos lírios

O nome lírio é o dado às flores do gênero Lilium, da família Liliaceae, sua origem foi no hemisfério norte com também eram encontradas na Europa, Ásia e América do Norte. Boa partes das espécies são encontradas na China e no Japão. São lindas flores, amadas pelos jardineiros, floristas e pessoas que gostam sua fragrância e beleza.  São plantas de bulbo e é dali que saem suas folhas e as flores. Saiba como cultivar lindos lírios.

Tem mais de 600 espécies diferentes de lírios plantadas em floríferas. Algumas bastante conhecidas, como a Hemerocales fulva (lírio amarelo), o Lírio da paz (bandeira branca) , a Aloe vera (babosa) e até mesmo tulipas.

São herbáceas de pequeno e médio porte, são relativamente fáceis de serem culvar, e além de serem bastantr resistentes tem grandes flores de cores fortes e atrativas

E elas podem ser usadas de várias formas, podendo ir de buques de flores a enfeite de jardineiras.

O bulbo de lírio vem prontos para serem plantados, sendo assim, quanto mais rápido você plantar seus bulbos depois de serem comprados, maiores são as chances deles florescerem. Plante-as no outono ou no começo do inverno para que elas floresçam na primavera. Se for feito o plantio na primavera, eles florescerão nos últimos meses do ano.

Saiba como cultivar lindos lírios

Saiba como cultivar lindos lírios

Plantio

Saiba como cultivar lindos lírios

O melhor solo  para o plantio do lírio é o solo leve e de alta fertilidade, para isto é necessário um preparo do solo, adicionando areia grossa para aumentar a drenabilidade e adubo orgânico, para enriquecer o solo com nutrientes.

O primeiro a se fazer é cavar um buraco com a profundidade de 10 a 15cm (seja no solo ou em vaso). Os lírios tem necessidade do sol, mas os bulbos precisam ficar sem contato com luz direta durante o verão. Quanto mais fundo, melhor. Assim os bulbos ficam protegidos do calor e as hastes ficam firmes.

Se for plantado mais de um bulbo, dê a eles uma distancia de cerca 15cm para que cada um tenha espaço para crescer. Coloque um pouco de terra no buraco, polvilhe farinha de osso no fundo e então coloque os lírios, cobrindo eles com terra.

Após ser plantada, regue imediatamente, assim isso dará garantia que o solo úmido incentive o crescimento.

Luminosidade

Saiba como cultivar lindos lírios

O lírio plantado em vaso precisa de um local com boa iluminação, tente evitar o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe a terra do vaso secar totalmente, molhe sempre que necessário.

Já o clima – O frio durante inverno não costuma ser problema para elas, embora as folhas delas caiam, dificilmente chegam a morrer. Após esse período de hibernação a planta acorda novamente produzindo folhas e flores, está época que é importante o reforçar a adubação com fertilizante orgânico e NPK rico em fósforo, é bom para produzir flores.

Lembrando que em excesso o nitrogênio pode enfraquecer o caule em climas úmidos e molhados e isso resultará no apodrecimento da raiz. Assim, caso faça o cultivo neste tipo de clima, quando os lírio começar a sair broto, adicione uma pequena quantidade de fertilizante.

Após a florada, o bulbo pode permanecer na terra, devendo ser irrigado uma vez por semana, nos primeiros 3 meses. Após esse tempo, deixar de irrigar mais, para que o bulbo entre em dormência e volte a florescer na primavera.

Já à poda, corte as flores murchas durante o período de floração, deixando pelo menos dois terços das hastes da planta intacta para que a planta continue forte e saudável.

Dica

Saiba como cultivar lindos lírios

O vaso auto irrigável é uma ótima opção para o cultivo pois molha sua planta automática na medida certa. Além de proteger sua casa de mosquitos da dengue.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *